“Queque” comes?

O tema de hoje é um tema essencial à vida: COMIDA! Aproveito para desejar os parabéns à querida Vanda Covas, que ainda este sábado, sabendo a pessoa sem apetite que sou (#sqn), disse: “queres um queque Susana?” Abençoada! Não comi, sou uma atleta e não como essas coisas! Vá... raramente... ocasionalmente... quando tenho um ratinho... pronto, como! Mas é a velha máxima: nem nunca nem sempre! 
Fato interessante sobre a minha pessoa: eu já tive 70 kg (face aos 57 atuais). Saía de casa sem tomar o pequeno-almoço, chegava ao bar e comia um croissant com fiambre e manteiga prensado e um galão com 2 pacotinhos de açúcar (porque para amarga já basta a vida). Quando chegava a casa, habitualmente comia umas bolachas (tipo meio ou pacote inteiro de bolachas Maria). O que é que mudou? Ganhei vergonha na cara! Malta eu sou enfermeira, faço consultas (e já fiz consultas de obesidade) e passo os dias a ver o que os estilos de vida fazem à nossa saúde. E eu quero durar até aos 120 anos, mas assim rija, enxuta! 
Se passo fome? Não! Eu tenho muito apetite e é normal, porque neste momento tenho uma vida muito ativa. Aprendi a fazer algumas trocas e descobri coisas boas e saudáveis. Assim consigo manter-me feliz, satisfeita e saudável. Não me privo de comer o que gosto, mas lembram-se da máxima lá de cima? Nem nunca, nem sempre!
Dito isto e como sei que vou aumentar em muito o consumo de energia e consequentemente a fome, estou a aproveitar estas semanas de pausa para planear as refeições. Quando não se planeia as coisas, dá asneira: ou porque não se come o que se deve ou porque ficamos fartos de comer a mesma coisa ou porque não se come o necessário. 
De vez em quando, partilho alguns dos meus petiscos e já houve quem sentisse falta dessas receitinhas. Vou tentar criar uma rubrica “Lontras gonna lontrate” onde vou pondo os meus favoritos, tentando citar sempre as origens para criarem a vossa própria base de conhecimentos. 
Estou, portanto, em fase de pesquisas e este é um pedido de ajuda em forma de publicação. Receitas simples, deliciosas e saudáveis que tenham aí nas vossas gavetas? Partilhem nos comentários aqui ou pelo Facebook. 


*Hungry like the wolf – Duran Duran*


Comentários

  1. Mais um belo e importante texto. Tratando-se de comida, mais importante se torna. Vou tentar ser muito resumido.
    1- Eu também quando bebia galão, meti-a os dois pacotes de açúcar. Se em todo o lado aquilo é servido com os 2 pacotes, não deve ser por acaso e as coisas são para fazer (ingerir) corretamente.
    2- Em relação aos teus petiscos e receitinhas, fica já aqui definido que voluntario-me para "provador oficial", antes de partilhares publicamente. #semmedos
    3- Por fim e como pediste, deixo aqui duas receitas que costumo fazer.
    A primeira é um gaspacho de melancia, super saudável, saboroso e fresco. Ideal para entrada nos dias quentes de verão (que esperemos que ainda venham). E foi retirado daqui: (http://www.casalmisterio.com/gaspacho-de-melancia-uma-entrada-262180).
    A segunda é um caril de legumes muito fácil e rápido de fazer. A ideia base é daqui (https://lifestyle.sapo.pt/sabores/receitas/caril-rapido-de-legumes) e em relação aos ingredientes pode-se variar e inventar novas misturas consoante o gosto de cada um.

    Espero também pelas partilhas das tuas (já) centenas de seguidores, para enriquecer o meu livro de receitas pessoal.
    Beijocas, bons treinos e bons petiscos. Quem não é para comer também não para correr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 2 excelentes blogs portugueses com receitas "do bem" :)
      https://compassionatecuisineblog.com/
      http://www.alhofrances.pt/

      Eliminar
    2. Vou espreitar o compassionate porque o Alho Francês já acompanho :)

      Eliminar
  2. Espreita deliciouslyella gosto muito das suas sugestões. Beijinho e bom proveito, no “descanso” e no “apetite”:)

    ResponderEliminar
  3. Eu sou igual, não me privo de muita coisa. Tento ser o mais saudável possível, mas de vez em quando, lá "malho" uma refeição de "junk food". Gosto muito de misturar ingredientes, queria ter mais tempo para o fazer. Mas, agora, já sei: venham de lá essas receitas. ������

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais ficar surpreendido aqui com a comidinha do bem que a lontra deglute :)

      Eliminar
  4. Bom! Já vi que vou ficar a salivar, quando começarem a debitar receitas. É que eu também tenho o problema de gostar muito de comer.
    Nas sujestões, duas que faço de vez em quando: tostas de milho com atum natural a meio da manhã, para não chegar ao almoço com muita fome, e maçã cozida com requeijão ao deitar, ou umas claras mexidas, para não ir com fome para a cama.
    Quanto ao fato, julgo que ficas muito melhor de vestido. 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de experimentar essa da m maçã com requeijão... :)

      Eliminar
  5. Obrigada Susaninha��

    Eu também tento ao máximo fazer uma alimentação equilibrada e consigo a maior parte dos dias... Claro que há sempre dias em que "precisamos" de outro tipo de comida e há que compreender, faz parte��
    Então aqui fica o meu testemunho:
    Como pão de cereais apenas de manhã, sendo que completo o pequeno-almoço bebendo um iogurte líquido daqueles com pouco açúcar e termino com o café sem açúcar (o único que bebo durante o dia).
    Alguns dias faço panquecas fit, aquele classico:
    1 ovo
    1 banana
    2 colheres de sopa de aveia
    1 colher de chá de fermento

    Tudo triturado com a varinha mágica e frigideira com elas��
    Como assim sem nada ou de vez em quando "sujo" com manteiga de amendoim da prozis!
    Pode-se trocar a banana por Skyr de qualquer sabor (maracujá fica bom!)

    As refeições principais é tentar comer verduras (ao almoço e em dia de treino também um pouco de arroz), carne ou peixe grelhados.

    O pior no final disto tudo é ter um enólogo em casa...��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gajos... sempre a sabotar o nosso caminho saudável...:p

      Eliminar
  6. eheh... estás imparável :)
    Toma lá o meu contributo: Puré de Bróculos, soa-te bem? Ando fã!
    Brócolos cozidos, 2 dentes de alho, Manjericão ou Salsa, Azeite, Sal e Pimenta q.b
    Num liquidificador, Bimby e/ou varinha mágica triturar todos os ingredientes até ficar com a consistência de puré.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha acabado de ver uma receita de peru com puré de brócolos e couve-flor! basicamente acho que é o legume que tiveres à mão e uma excelente forma de aproveitar os "restos".

      Eliminar

Enviar um comentário