Descanso?!

A ver se nos entendemos, aqui a menina este ano já tem 1234 km corridos (reparei agora no número ahahah)! Há desafios anuais que pedem menos kms do que estes! Estou feita um cavalo de corrida (vá... um burrito em vias de extinção). Dito isto, desde Dezembro que o meu corpo se foi habituando a um esquema de treinos duro e intenso e, como li num artigo há umas semanas, a atividade física altera o nosso cérebro de uma forma poderosa. E eu assino por baixo! Se pré-Armando eu pensava “xiii 40 minutos de treino”... agora penso “YEY são só 40 minutos”! 
Com esta alteração da minha massa cinzenta, irão entender o meu espanto quando, há cerca de 2 semanas, se deu o seguinte diálogo: 
-Mister:  a seguir às fogueiras vais parar 2 semanas.
- Eu: parar? Mas como assim parar?
- Mister: parar... não correr... fazer outras coisas.
- Eu: Mas... mas... não correr?
- Mister: podes fazer natação, bicicleta, outras coisas, mas corrida só se te apetecer muito e no máximo 30 minutos.
Sendo eu um unicórnio por natureza (sim, já deixei de ser o burrito do primeiro parágrafo), foi todo um arco-íris de emoções: paniquei no início porque não percebi o conceito de parar, desconfiei que o mister pudesse estar esquecido do objetivo “maratona”, hesitei a pensar que era só uma brincadeira para ver a minha reação e logo a seguir partir o meu coração com 250 km naquele mês e, por fim, aceitei e celebrei o momento: DESCANSO! UHUHUHUH
Todos os que andam no mundo da atividade física já ouviram a bela máxima “o descanso faz parte do treino”, mas também sabemos que muita gente ignora essa máxima e depois anda a cair aos pedaços. Pois bem, o mister explicou e, com grande sabedoria, que esta pausa é importantíssima: “há-que esvaziar totalmente o copo, porque senão vais enchendo, enchendo e a água do fundo é sempre a mesma”. 
Bom, agora estão todos a pensar, mas vais ficar inerte e paradinha duas semanas? Não! Vou aproveitar para fazer aquelas coisas que nós sabemos que fazem falta, mas depois é o tempo, a prova, os treinos, as séries, as dores e todas as desculpas que possamos arranjar para não fazer. 
Decidi matar saudades dos treinos funcionais para me dar o reforço muscular que tanto preciso. Neste momento, estou a experimentar a app Madbarz (obrigada Carlos por me dares esta ferramenta de auto-tortura) e estou a gostar muito. A vantagem é que não é necessário qualquer material e posso treinar em qualquer sítio, a qualquer hora. 
Também estou a investir na mobilidade e alongamentos! E acreditem que custa! E já que estamos a falar de coisas que custam... comprei um kit de massagem miofascial e já o usei... e é tudo que consigo dizer sem chorar com as recordações traumáticas... (vá, se calhar estou a dramatizar um pedacinho). 
Não podia deixar de destacar que ontem foi o meu final de época: 39ª Corrida das Fogueiras! Melhor tempo aos 15 km: 1:18:32 (média de 5’10). Uma prova dura mas com um ambiente do melhor que se pode pedir. Corri sozinha, sem lebre, apenas com os meus pensamentos, mas nesses pensamentos oiço sempre cada um de vocês que me incentivam e me apoiam! 
Bom descanso para quem vai ter! Boa semana para todos! 

*Rollin’ – Limp Bizkit* 



Comentários

  1. Vou começar pelo fim. Parabéns miúda, pelo pbt aos 15km. Não é uma prova fácil (nenhuma de 15km é), mas aquela malta de Peniche, por toda a energia que transmite, merece que também demos sempre o nosso melhor.
    Foi a cereja no topo do bolo, numa época muito boa e em que conseguiste coisas incríveis e que tive a sorte de acompanhar de perto. Aproveita bem estas duas de "descanso" e esvazia bem o copo, para que a próxima época seja igualmente magnífica, começando logo com o grande objetivo de Novembro. #estamosjuntos #pdc #gmt #motins #sorrisempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Foi uma época brutal e que me está a fazer repensar todos os meus objetivos e fazer acreditar em coisas que julguei impossíveis! Agora é reagrupar e em breve juntar-me a ti nos treinos para "A prova". #estamosjuntos #adc #tbgmt #rumoaabudabi

      Eliminar
  2. Estou a gostar de ler as tuas escritas. E já que falas nisso, se calhar estou a precisar de esvaziar o meu copo também. Aproveita as duas semanas para te divertires, porque depois, ui ui...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que estás a gostar! Isto tem graça assim com feedback :) Esvazia o copo porque ganhas uma nova vitalidade, para novos objetivos!

      Eliminar
  3. Engraçado, recordo-me de ter passado por ti (ias com uma amiga) o ano passado e "apanhei-te" a andar a 1/2 do caminho :) Bom saber que repetiste e evoluíste. n era nenhum reparo, só uma observação :p PS: O pessoal de Peniche apoia imenso, é incrível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não levei como reparo ;) Ainda tenho falhas e continuo a ter, mas sim tenho evoluído muito :) Das melhores provas que se pode fazer! (já é o terceiro ano)

      Eliminar
  4. Sabes que tenho o hábito de parar duas semanas também sempre após as Fogueiras. Este ano, como não fui às Fogueiras, não paro. :)
    Vá, por isso e porque tenho treinado tão pouco que não são 30km por semana que fazem grande mossa.
    Mas estas paragens de "férias" fazem muito bem quando a carga é muita. A mim faz.
    E que belo tempo na prova, parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que saibas que quando eu voltar desta paragem estás convocado para os treinos longos! Prepara-te! ;)

      Eliminar
    2. Vamos a eles. E já sabes o caminho até ao meu quintal. ;)

      Eliminar
  5. Boa marca em Peniche! Parabéns! E o Mister é que sabe! Parar é preciso, para não se andar por aí a "cair aos bocados" ah ah ah....gostei da expressão.
    Bons treinos para a Maratona!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive indecisa no "cair aos bocados" ou "colado a cuspo" ahahah mas sim é muito importante esta pausa, tanto para o físico como para a mente! Obrigada!

      Eliminar
  6. O meu copo já partiu à algum tempo, mas o teu ainda está aí para muitos anos de enche e despeja :) gosto de ti minha linda e parabéns pela prova de peniche, a foto está brutal :) mesmo de quem tem que esvaziar o copo :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu não precisas de esvaziar nada porque tu transbordas energias positivas ;)

      Eliminar
  7. É por isso q nao tenho treinador...taper week é horrível. Aperta ctgo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda se fosse Tupperware week podia ser que viessem cheios e com coisinhas boas!

      Eliminar
  8. De blogger para blogger eheheh, quero dar-te os parabéns pelo excelente desempenho e evolução que tens mostrado. Segundo, aprecio muito a forma descontraída como transmites as tuas ideias aqui.
    Terceiro, temos que combinar aí uma parceria "vloggueira" ahahah....
    Bom descanso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Caramba que até corei! Obrigada! Estou ansiosa por ver agora a tua evolução! Tu já és uma máquina, vais ser um maquinãoooo! Quanto à parceria vamos lá! Acho que para ser uma coisa simbólica temos de fazer um video conjunto no primeiro treino longo: "boooaaassss pessoaaaaalllll, vamos só ali fazer um longuinhoooo"

      Eliminar
  9. Também uso a app MadBarz, sou grande adepto de calisténicos/street workout, tanto quanto de corrida. Continua a usar que tem lá grandes treinos, mesmo para mulheres, quer full body quer localizados.

    Bom post, principalmente falando dum assunto que tanta gente parece que fica de pé atrás, pois associam o descanso de umas 2 semanas de corrida a perda de performance. O mais provável é surpreenderem-se, quando voltarem da pausa ;)

    Bom descanso, mas não do blog!

    ResponderEliminar
  10. Por acaso, as Fogueiras costumam marcar o início de um período de férias e de uma ligeira pausa mais ou menos involuntária nos treinos. Excelente tempo, já agora! Só uma nota: nas Fogueiras nunca corremos sozinhos. :)
    Boa escolha musical, também!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Realmente nas fogueiras nunca se corre sozinho... aquela malta é espectacular!

      Eliminar
  11. A minha lontrinha linda é uma maquina, nunca duvides de ti tu tens uma força enorme dentro de ti ,agora descansa e a seguir vamos zimbora que para a frente é que é caminho ,tou tão orgulhosa da minha lontrinha 😘👏👏👏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aww obrigada! É por pessoas como tu que eu sigo sempre em frente :)

      Eliminar
  12. Muito bem! Isso faz tudo parte do "plano"... Não esqueças que o reforço muscular deve ser sempre feito, pelo menos 2X/semana, faz toda a diferença!
    Parebéns pelo desempenho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está na minha lista de tarefas! Estou a relembrar músculos há muito esquecidos... mas tem de ser!

      Eliminar

Enviar um comentário