O percurso

Hoje vou esclarecer uma questão que muita gente me tem vindo a colocar: “Oh Susana como é que tu evoluíste desta forma e estás mega forte e supersónica?” AHAHAH mentira! Ninguém perguntou! Ninguém quer saber! E não sou mega forte e supersónica (mas vem aí o Natal e hoje vi uma cena tipo Segway em que vamos de rabo alapado e isso dava-me um jeitaço). 
No entanto, mesmo sem ninguém perguntar eu vou deixar aqui o registo do que têm sido os meus últimos meses. Eu que achava que treinava muito, descobri que pode ainda piorar. Passei de dois descansos por semana para um! Realmente é quando perdemos as coisas que mais gostamos, que aprendemos a dar valor. Cenas... 
No dia do Senhor (Domingo), o Sr. Armando manda o menu. A interpretação do menu é como aquelas fotos do Instagram “Expectativa vs Realidade”. Passo a descrever.

§ Segunda- feira: descanso

-Expectativa: “vou aproveitar e sair, jantar fora ou fazer algumas coisas que deixei penduradas da semana passada”; 
- Realidade: “estou podre! Vou colocar-me ali em posição fetal e ver se os meus músculos me perdoam... tenho alguma fome... não sei se consigo pensar com força suficiente para a comida vir ter à cama...”; 

§ Terça-feira: 12 km (ritmo confortável)

-Expectativa: “Peaners! Ora noves fora são 14 e por isso despacho isso num instante. Vou chegar cedinho, corro antes do treino e depois os últimos kms é só seguir a companhia”; 
-Realidade: “Trânsito! Já estou atrasada! Já não vou conseguir fazer tudo antes... se calhar vou fazer só 10... Não, não! É para fazer tudo! Nãooooooo!” (sorte calhar no treino semanal do Correr Lisboa e há sempre um maluco ou mais que me obriga a acabar o treino)

§ Quarta-feira: Séries (variadas mas sempre horríveis)

-Expectativa: “Hmm, até nem parece mau de todo! Já fiz pior!”;
-Realidade: dor de barriga desde a noite anterior que se prolonga todo o dia até o momento em que se tem de começar o treino; começa o aquecimento e parece que o pulmão meteu reforma e as pernas ficaram em casa; eis que surge o momento das séries, o sol nasce, põe-se, as pessoas casam, têm filhos, eventualmente morre um golfinho ou dois no Sado e eu continuo a fazer as séries; o que ninguém diz é que no treino de maratona, o treino de séries é uma eternidade! Se são séries curtas, são 500.000 e se são longas hão-de ser 50 vá!

§ Quinta-feira: 15 km (ritmo confortável)

-Expectativa: “Peaners!” 
-Realidade: AIIIIIIIIIII! Porque é que me doí tudo?!? Au, ai, au, ai, au, ai... Eu batizei como treino “Ressaca das Séries”

§ Sexta-feira: Fartlek

-Expectativa: “Adoro fartlek! É divertido nem se dá pelos kms a passar” 
-Realidade: a ressaca continua... 

§ Sábado: 10 - 15 km (ritmo confortável)

-Expectativa: “Fácil!”
-Realidade: “Gerível!”

§ Domingo: Longo

-Expectativa: “Não vou conseguir! Bom, acabar até acabo mas aquele ritmo...”; 
-Realidade: “Eu tô bem, tu também tá bem, todo o mundo aqui tá bem, bem bem bem bem” AHAHAH 

Resumindo, isto foi assim semanas e semanas e semanas e mesmo assim as previsões nunca coincidiam com o que realmente acontecia. Realmente o treino é físico, porque são imensos kms nas pernas, mas a parte psicológica é muito trabalhada também. Todo este percurso tornou-me mais forte, mais persistente, mais focada e aprendi a acreditar mais nas minhas capacidades! Se me apetece sempre ir treinar? Não. Mas olhando para trás acho que acabei todos os treinos feliz e satisfeita por não me ter baldado. 
E pronto, agora já sabem todos os meus segredos. Agora a minha rotina está diferente porque já entrei na fase de descanso... Esta semana ainda SÓ fiz 47,5 km: vêem como o meu treinador também é um brincalhão?!? Disse-me no inicio da semana que estava de férias... Engraçado!

P.S. Este domingo muitos heróis vão participar na maratona de Amsterdão. O meu pensamento está com vocês. Estarei a mandar todas as minhas boas vibrações e a seguir cada um de vocês através da aplicação. Que seja um dia grandioso! 


*Friday I’m in love – The Cure*




Comentários

Enviar um comentário