Oh Meu Deus, a MA-RA-TO-NA!

Bom, aqui esta tipa que outrora passava tardes de sossego no sofá a comer bolachas nunca sequer sonhou em correr, quanto mais em correr a maratona. Por isso, e apesar de achar que seria bastante bonito, não é um sonho de infância. 
A forma como comecei a correr vou guardar para uma publicação futura (estão a ver como já estou a criar expectativas?! li que era assim que se cativava os leitores), mas hoje vou explicar como me decidi a correr a maratona. 
Cedo no mundo da corrida, percebi que não basta querer fazer uma prova, há-que estar devidamente preparado. E, acreditem, senti na pele. Na minha primeira meia maratona não estava nem de perto, nem de longe preparada e passei uma semana em recuperação, em que basicamente mexia os olhinhos! “Ah mas de certeza que gostaste e a superação e lalala” Sim! Gostei muito! Mas não era preciso aquela violência toda malta! Graças a Deus que a minha memória de peixe me permitiu ultrapassar o trauma e continuei alegre e serena a correr!
Já fiz provas de estrada, trail, mais curtas, mais longas, mais inclinadas, mais planinhas, mais giras, mais confusas, na brincadeira e muito, muito a sério (tipo elite, com aquelas caras de quem vai matar o ser que vai à frente). Pensei sempre que um dia gostava de fazer uma maratona. Adoro assistir a maratonas! Arrepia! Então aquele momento em que as pessoas entram para os blocos de partida e se sente a vibração correspondente a meses de treinos e dedicação e sacrífico... ahh não há igual! Eu sei porque eu sou tipo groupie de maratonas e já perdi a conta a quantas fui apoiar. Nesse momento inicial, quando começam aquelas típicas músicas de rock inspiradoras, eu penso sempre: um dia vou estar ali! Mas depois mudo de sítio e vou bater palmas mais perto do fim e vejo as horas a passar... o pensamento não muda... mas acrescento um detalhe: um dia vou estar ali, mas primeiro tenho de me preparar. 
Com isto em mente e porque aprendo imenso com os meus companheiros de treino, decidi que só iria fazer a maratona quando tivesse reunido os seguintes requisitos: 
- fazer menos de 50 minutos nos 10 km, 
- fazer menos de 2 horas na meia maratona, 
- conseguir encaixar uma rotina de treinos na minha vida; 
- conseguir os objetivos acima referidos sem:
            - lesões!
            - perder o gosto pela corrida. 
Parece simples certo? Mas não é... Em Dezembro comecei a contar com o mister Armando Monteiro que abraçou o desafio de agarrar esta tartaruga e torna-la um lindo e mágico unicórnio (cof cof). E, com a ajuda dele e de todos os meus amigos e parceiros, durante este ano atingi os meus requisitos: YEY! Como tenho fé em mim e sou poupadinha, já me tinha inscrito na maratona do Porto nas promoções do Natal! 
E pronto, nos próximos episódios contarei mais sobre esta minha aventura, mas agora pensei na minha inscrição e que estamos quase em Novembro e tenho de ir só ali tomar os calmantes... mentirinha... vou treinar!

*Heads will roll – Yeah Yeah Yeahs*


Comentários

  1. tenho uma coisa a dizer... depois de ler este bonito texto fiquei realmente motivado e com vontade de ....... continuar sem fazer maratonas :-p

    ResponderEliminar
  2. Off off off with your head run run run til you're dead (and then resurrect to tell the story) :P

    ResponderEliminar
  3. Podia dizer-te que é normal esse nervosismo é normal, mas que depois passa, mas sabes que não te minto. Já fiz algumas e o receio está sempre lá (pelo menos até ao tiro de partida), e é bom que assim seja. É sinal que tens o respeito que "A MARATONA" merece. Durante a preparação vais pensar algumas vezes que é uma loucura e que não estás preparada, é normal. Mas estás, miúda. Tens tudo. Tens a motivação necessária, tens muito espírito de sacrifício, tens dedicação, tens um bom plano e tens muitas pessoas à tua volta que acreditam em ti (alguns até mais que tu).
    Como tu própria dizes, tens feito as coisas sem pressa e bem planeadas e por isso, sabes que chegou a altura. Esse unicórnio já deixou a carapaça da tartaruga para trás e já voa, mas sempre com "os pés bem assentes na terra".
    Termino (que este comentário está quase maior que o teu post), dizendo-te que "Correr 42,195km é muito diferente de fazer a maratona". E a tua maratona já começou em Dezembro.
    #rumoaAdisAbeba #euacredito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que estou preparada para o carrossel de emoções que vai ser a preparação, mas se não fosse assim qual seria o desafio? Quero aproveitar cada momento deste percurso e sei que tenho o melhor apoio do mundo!

      Eliminar
  4. Espera lá, que agora é que li este post! Se já foste groupie então sabes bem o espírito da coisa. Gosto da maneira como estabeleceste objectivos próprios antes de te meteres nesta aventura louca. Não perder o gosto pela corrida é essencial, sobretudo porque a maior parte da Maratona é feita agora, nos meses de preparação. Cá estarei também para acompanhar o percurso e lá estarei também no Porto, pelo terceiro ano consecutivo. ;)
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Bons treinos também e com apoio é tão mais fácil :)

      Eliminar
  5. A Maratona do Porto! A escolha não podia ser melhor!!!! E sim, Maratona é isso tudo e ...muito mais!!!! Quando entrares na caixa de partida no dia 4 de Novembro, é que vais saber, até arrepia, sim senhora, podes sentir vontade de chorar de tanta emoção, aliás a Maratona é um banho de emoções do princópio ao fim!!! E eu, também lá estarei no dia 4 de Novembro, lá mais atrás no bloco dos que "só" vão fazer os 25 Kms da Family Race, que é o que este ano me será permitido fazer e já vai ser com algum custo, adivinho sem falhar muito. Mas ...estarei lá! Força aí nos treinos!Ah, e se precisares, temos autocarro desde Lisboa para o Porto nesse fim semana. https://mariasemfrionemcasa.blogspot.com/2018/06/autocarro-para-15-maratona-do-porto.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Já tenho a logística tratada até porque aproveito e fico uns dias no Porto :) Mas espero mesmo sentir todas essas sensações!

      Eliminar

Enviar um comentário