The Dark Side

Voltei! Eu sei, eu sei... estavam todos já a pedir à Polícia Judiciária para investigar o meu desaparecimento, mas nada temam que eu estou aqui. 
Bom, se calhar a maioria não deu por nada, mas de facto não tenho publicado as minhas aventuras rumo à maratona. E porquê? Porque eu sigo o lema “se não tens nada de positivo a dizer, não digas”. Contudo, e agora que a cabeça já voltou ao sítio, decidi partilhar o lado negro da cena. 
Decidi partilhar esta fase menos boa, não porque quero palmadinhas no ombro, nem que me oiçam os mimimis, mas porque penso que é importante para quem passa, passou ou passará por este percurso perceber que provavelmente estas fases más irão surgir. Detesto aquelas pessoas que parecem feitas de cera e que está sempre tudo bem e super frescas e saudáveis. Fico mesmo enraivecida. Desejo coisas más, tipo alface no dente da frente num jantar de grupo! 
Que se passou então? Com o aumento do número de kms, ficamos cansados, física e psicologicamente. À primeira vista não se dá por isso. Mas o ter um plano a cumprir, o estar sempre com fome e sono e algum desconforto muscular, limitações da vida social, o S. Pedro super querido que continua a ligar o calorzinho no máximo.. a pessoa fica um bocadinho “xexé de la tete”. Começas a pensar que se calhar estás a treinar demais, pensas que se calhar estás é com falta de nutrientes, eventualmente não foste feito para longas distâncias e devias mudar de desporto, começas a comparar-te com outros (o que é frustrante porque não achei que o Kipchoge corresse assim tão mais depressa do que eu). 
Resumindo, na semana a seguir ao treino de 30 km, fiz um treino de 15 km, na segunda-feira, super leve e solta, mas no dia seguinte a tragédia aconteceu. Fui fazer 10 km, doía-me o corpo todo, ia a arrastar-me e porque, segundo a lei de Murphy, é sempre possível piorar, fui atropelada por um cão que ia a correr sem trela no passeio marítimo e esfolei-me toda. Bom, vim para casa lamber as feridas e apercebi-me que para além de arranhada, estava doente e cancelei os treinos seguintes. Na sexta, decidi ir testar a máquina. Ainda não me sentia eu, mas no dia a seguir tinha a mítica Meia das Lampas para fazer. E assim foi. Mais uma vez, o sacana do S. Pedro deu uma manhã fresca e com alguns chuviscos, mas na hora da prova decidiu abençoar a malta com um calor abrasador. Arranquei, mas confesso que quis desistir no primeiro km. Eu não estava a aproveitar a prova, uma prova que merece que todos a façam de tão boa que é. E, pela primeira vez na minha carreira de atleta de meia tigela, eu desisti de uma prova, ao passar na meta aos 13 km. Custou-me desistir e fiquei muito triste, mas olho para trás e fiz a escolha certa. Sabem aquele mantra que toda a gente diz “escuta o teu corpo” e lalala? Foi o que fiz. Ele também gritou comigo e foi até um bocado histérico, mas eu escutei e parei. 
Peguei aqui na “Je” e fui comer espetadas para a Madeira! Yey! Tirei férias e até levei o equipamento, mas ficou arrumadinho – não me lembrei do formato de cone que as montanhas têm... AH decidi também que nunca vou fazer aquele trail mega fofo na Madeira (vou tatuar no braço para não esquecer “MIUT NUNCA”)!  
Isto já foi há duas semanas. Entretanto voltei aos treinos, procurei os dois pulmões que tinha deixado para trás (sacanas que só me fogem) e já entrei na linha. 
E lições? Muitas! Estou a tentar ser mais meiga comigo e lembrar-me que eu sou apenas uma iniciada, aprendi a confiar no processo, aprendi que muitos mandam postas de pescada para o ar só porque sim, mas também muitos se preocupam e estão lá mesmo nos momentos mais escuros. 
Também aprendi a colocar as coisas em perspetiva. Na pior das hipóteses, posso não conseguir fazer a maratona. E então? Se não fosse um desafio, se não houvesse hipótese de correr mal, qual era a vitória?! Além disso, neste caminho todo já conquistei tanto, já fiz tantas coisas que pensei que nunca seria capaz – eu já fiz 30 km! Eu hoje levantei-me ás 6 da manhã para ir treinar... Props para mim! 
Por último, tive imensa gente a acompanhar-me e a mimar-me e a puxar-me para a frente. No fim disto tudo só posso estar grata. 
Não sei como é que as coisas vão correr, até porque não depende só de mim, mas neste momento o balanço é que está a valer a pena. 


*Breathe me - Sia*


Comentários

  1. Força linda, se fosse fácil todos faziam 😊 ó pra mim sossogadita no me cantinho, mas que vais conseguir vais 💪 na tenho dúvidas 😙

    ResponderEliminar
  2. Permite-me o comentário longo. E começo pelo fim. Citar Sia já é meio caminho andado para tudo correr bem. (https://objectivo42km.blogspot.com/2016/10/sao-42km-disto-se-faz-favor.html)

    Alface no dente: fartei-me de rir! Em todas as preparações para Maratonas tive fases de quebra, pelo acumular de cansaço ou de factores extra-treino. É normal, até acho que é saudável. E sempre que regressei aos eixos fi-lo com mais energia e foco.

    Confia no processo, confia em quem te tem acompanhado, confia em ti. Vais continuar a ter dúvidas até ao dia da prova. A distância merece esse sentimento e esse respeito e todas as vitórias que enumeras são excelentes passos para atingires a meta final.

    Em relação às Lampas... desististe um minuto cedo demais. (não há vergonha nenhuma em desistir, been there, done that...) Mas ias mesmo à minha frente numa altura em que ia à procura de companhia para a parte final da prova. Se calhar ainda podia tentar gritar mais alto para te persuadir a continuar.

    Gosto da parte final. Antes da Sia. A parte em que dizes que "está a valer a pena". Essa medalha já ninguém te tira. Continuação de bons treinos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro comentários longos! Oh que pena não teres gritado, mas efetivamente continuo a achar que desisti com razão. Para o ano volto ás lampas para criar novamente boas memórias! Obrigada pelas palavras!

      Eliminar
  3. Acho que és modesta demais... Sempre imaginei que o cão ficou em muito pior estado que tu depois de lhe ter passado essa máquina de corrida por cima! Às velocidades a que andas de certeza que o pobre animal ainda está internado nos cuidados intensivos a esta hora! 🙂 Tadinho do bicho!
    Já são muitos anos a correr nessas pernas, não te vão desiludir no dia da prova. Mas se a coisa não correr bem - porque às vezes acontece e acontece a todos, mesmo aos melhores e mais preparados - também não há crise nenhuma. Mais oportunidades não vão faltar e a gente aqui até agradece mais uns quantos meses de posts! 😁

    Ric

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou manter aqui a chafarica a funcionar mesmo após a maratona! Preciso de um espaço para ir dizendo disparares ahahah Quanto ao cão tenho pena, mas acho mesmo que ele nem sentiu :P Obrigada pelo apoio!

      Eliminar
  4. Weeeeeeee.... Grande post, Susana.
    Muito bom saber que isto tudo não passou de um ligeiro "dark side". Agora, venha esse "ninja power" que a meta dos 42,195 espera por nós.
    💪💪💪🏃💨

    ResponderEliminar
  5. A cada 28 dias, o meu período sombrio começa. Mas sabes que mais? Depois de uma tempestade vem sempre a bonança! ;-)

    ResponderEliminar
  6. Parece-me que vai ser a tua 1ª Maratona... Lisboa? E será a 1ª de muitas! Ninguém acaba sem logo pensar...e agora... qual será a próxima? Não sem os famosos altos e baixos (na longa preparação que não são 2 dias como sabes) que TODOS temos, mesmo os que os disfarcem muito bem do mundo :) Continuação de bons treinos, com a certeza que "isto" vale muito a pena, oh se vale!

    ResponderEliminar
  7. Ah...andei a explocar aqui a "casa" e já vi que a estreia vai ser na nossa querida Maratona do Porto!
    A escolha não podia ser melhor! E se quiseres ir com uma cambada de Maratonistas...https://mariasemfrionemcasa.blogspot.com/2018/06/autocarro-para-15-maratona-do-porto.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escolhi mesmo porque pela minha experiência na assistência achei que o apoio e a vibração do Porto, compensavam a deslocação. Ainda não me arrependi da escolha!

      Eliminar

Enviar um comentário